16 de fevereiro de 2015

DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO - 1º DIA

Nesta madrugada ocorreu o primeiro dia do Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro.
Com algumas complicações devido à chuva que caiu sobre a Marquês de Sapucaí, as escolas desfilaram cheias de energia e não se deixaram levar pelo mau tempo.
Numa noite de samba, destacaram-se as seguintes escolas:


Estação Primeira de Mangueira

Mais conhecida como "Mangueira", a escola apresentou um samba-enredo que contou a história da mulher brasileira ( "Agora chegou a vez vou cantar: Mulher da Mangueira, mulher brasileira em primeiro lugar").


Carro alegórico da Mangueira que homenageou algumas cantoras brasileiras, como Alcione e Beth Carvalho



 "Rainha de Bateria" da escola, Evelyn Bastos





"Ala das Baianas" , um dos grandes destaques da escola pela fantasia que foge ao tradicional






Mocidade Independente de Padre Miguel


A terceira escola do Grupo Especial do Rio a desfilar foi a Mocidade Independente. Com um enredo que abordou o tema sobre o fim do mundo ("Se o mundo fosse acabar, me diz o que você faria se só te restasse um dia?"), a escola trouxe uma invoação, misturando tecnologia e efeitos especiais.


A comissão de frente deixou o público fascinado ao representar os meteoritos  onde as fantasias incendiaram-se em vários pontos da avenida






"Rainha de Bateria" da Mocidadade Independente, Cláudia Leitte





A Bateria da escola estava linda, com o mundo na cabeça e um cronómetro que fazia a contagem decrescente até ao fim do desfile






Acadêmicos do Salgueiro


Depois de ficar em segundo lugar, por um décimo, no ano anterior, a Salgueiro trouxe a culinária de Minas Gerais (conhecida como uma das melhores do Brasil), com o enredo "Do fundo do quintal, saberes e sabores na Sapucaí". 



o dourado traz um efeito fantástico e iluminou ainda mais o desfile da Salgueiro


"Rainha de Bateria" da Salgueiro, Vivianne Araújo 



Este é o primeiro carro alegórico da escola. O curioso é que estas primeiras pessoas que estão à frente são atores da novela "Império" e estas imagens serão transmitidas na própria novela, já que há na história uma escola de samba que homenageará o 'Comendador', personagem principal vivida por Alexandre Nero




























Estas foram as escolas que se destacaram na primeira noite de desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro e também foram estas que me impressionaram pela positiva. Como todos, tenho a minha escola preferida que é a Salgueiro! Gosto muito não só da escola em si, mas principalmente da "Rainha de Bateria" Vivianne Araújo, considerada a "Rainha das Rainhas" no que toca ao samba.








* Fotografias retiradas do site G1.com